top of page
Buscar
  • Foto do escritorTalon GeoMeasure

Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Atualizado: 1 de abr.

O QUE É GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS?


O georreferenciamento consiste na determinação dos limites do imóvel através de coordenadas georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro. Estas coordenadas devem ter precisão posicional fixada pelo INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Nos termos do artigo 176, §3º, da Lei nº. 6.015/73, a identificação do imóvel rural objeto de desmembramento, parcelamento, remembramento ou de qualquer hipótese de transferência deverá ser obtida a partir de memorial descritivo, firmado por profissional habilitado e com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, com as coordenadas dos vértices definidores dos limites do imóvel, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro e com precisão posicional a ser fixada pelo INCRA, que certificará que o imóvel não se sobrepõe a qualquer outro imóvel do seu cadastro georreferenciado, ou seja, para efetuar qualquer tipo de serviço referente ao imóvel, é obrigatória a certificação deste imóvel junto ao INCRA.


QUAIS OS PRAZOS DE CARÊNCIA PARA O GEORREFERENCIAMENTO E A CERTIFICAÇÃO DO INCRA?

O artigo 10 do Decreto nº. 4.449/02 estabeleceu prazos de carência para a exigência do georreferenciamento e da certificação do INCRA quanto aos imóveis rurais.


Atualmente, apenas os imóveis rurais com área inferior a 25 ha. (hectares), não precisam apresentar imediatamente o georreferenciamento e a certificação do INCRA.


Para estes imóveis a apresentação do Georreferenciamento será necessária a partir de 20 de novembro de 2025.


Conforme lista abaixo, verifique os prazos de carência para exigir-se o georreferenciamento e a certificação do INCRA:


Imóveis com área entre 100 e 250 hectares - PRAZO VENCIDO

Imóveis com área entre 25 e 100 hectares - PRAZO VENCIDO

Imóveis com área menor que 25 hectares - 20/11/2025


Portanto imóveis rurais com área superior a 25 ha (hectares), o georreferenciamento e a certificação do INCRA serão exigidos imediatamente.


AÇÕES JUDICIAIS


Importa ressaltar, que o prazo de carência referido no item anterior não tem aplicação para imóveis rurais objeto de ações judiciais ajuizadas após 01/11/2005.


Conforme o Decreto nº. 5.570 de 31/10/2005, as ações judiciais ajuizadas posteriormente à publicação do referido decreto (01/11/05) deverão apresentar de imediato a descrição georreferenciada dos imóveis rurais, com certificação expedida pelo INCRA de que não há sobreposição com outro imóvel de seu cadastro.


Em resumo, para imóveis rurais com área inferior a 25 hectares, só é necessária a apresentação do georreferenciamento a partir de 20/11/2025, já imóveis rurais com área superior a 25 hectares é obrigatório apresentar o georreferenciamento e de certificação do INCRA; no caso de imóveis rurais com área inferior a 25 ha., objeto de ações judiciais, ajuizadas a partir de 01/11/05, é obrigatório apresentar descrição georreferenciada, com a certificação do INCRA.


Independente do prazo dado pela legislação, o certo é que em breve todos os imóveis rurais deverão apresentar georreferenciamento e certificação do INCRA, para efetuar qualquer processo de desmembramento, remembramento, parcelamento ou transferência em caso de venda, então ao necessitar de algum destes serviços, já faça a cotação de seu georreferenciamento e certificação para adequar seu imóvel o quanto antes.


Entre em contato conosco e faça já seu orçamento.




96 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page